iPhone rodando Linux



Desenvolvedor do iPhone Dev Team consegue instalar e rodar parcialmente Linux no iPhone e no iPod touch de primeira geração. Veja o vídeo do sistema em funcionamento.

Um dos membros do iPhone Dev Team, grupo voltado ao desbloqueio do iPhone por software, disse hoje (28) que conseguiu fazer rodar Linux no iPhone e nos iPod touch de primeira geração.

Um post no blog do desenvolvedor, identificado como PlanetBeing, informa que o kernel do Linux 2.6 foi portado para a plataforma do iPhone.

Por enquanto, o sistema ainda é um "rascunho" e ainda faltam drivers, mas já permite ter uma idéia de como fica o iPhone rodando outro sistema operacional.

Ainda não dá para usar a tela touchscreen e o acelerômetro, por exemplo, nem o próprio telefone - já que o acesso ao baseband (chip que controla a comunicação entre o aparelho e a rede da operadora) não é possível por enquanto.

O Linux no iPhone ainda é uma prova de conceito. Ao assistir a um vídeo feito pelo desenvolvedor, o iPhone alterna os dois sistemas - usando um programa chamado OpeniBoot. Ao entrar no Linux, é preciso usar o iPhone conectado a um computador pelo cabo USB - para digitação de senha e de comandos, por exemplo.

Ainda é algo beta e em testes, e só deve ser utilizado e instalado por quem tem experiência em Linux - já que dá para estragar o iPhone ao instalar erroneamente os programas, que estão disponíveis para download no blog do desenvolvedor.

By Daniel hdsq2 do CanaliPhone

iPhoneXperience

Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish