Nokia Siemens ajudando governo iraniano a espionar cidadãos


Sei que meu blog não tem o costume de abordar temas políticos e ideológicos, mas hoje li uma matéria que me deixou enojado. Dando uma olhada no Geek deparei-me com a seguinte matéria de Stella Dauer...

Sistema instalado no ano passado inspeciona todo tipo de comunicação

Além de todos os conflitos e problemas com o sistema de telecomunicações que o Irã vem enfrentando, uma notícia publicada no blog de tecnologia do site Wall Street Journal informa que desde o ano passado, o governo estaria espionando qualquer tipo de atividade online de seus habitantes. O sistema de monitoramento teria sido instalado em 2008 pela associação de empresas Nokia Siemens.

O “grampo oficial” na Telecommunication Infrastructure Co., rede de telecomunicações controlada pelo governo, embora já exista há algum tempo, só estaria sendo utilizada sua total capacidade agora, devido aos problemas causados pelos protestos.

Emails, conversas em VoIP, ligações de celular, mensagens de texto e qualquer tipo de informação inserida em blogs, redes sociais e sites estariam sendo verificados. Um documento que promove o equipamento vendido ao Irã diz que a tecnologia permite “monitorar e interceptar todos os tipos de comunicação de voz e dados em todas as redes”.

Segundo o blog Threat Level do site Wired o equipamento permite ao estado realizar a inspeção do tipo deep packet (DPI) em qualquer informação que passe pela rede. Isso permite, por exemplo, que o governo possa executar buscas em qualquer nível de dados, por mais baixo que seja, usando palavras chaves que considerem de risco.

“Agora o Irã está fuçando no que a população está tentando dizer. Isso parece um passo além do que qualquer outro país está fazendo, incluindo a China”, disse Bradley Anstis, diretor de estratégias técnicas da Marshal8e6 Inc., uma companhia de segurança localizada na Califórnia.

Entretanto, apesar de confirmarem a existência do equipamento instalado pela Nokia Siemens, nenhum dos dois sites sabe precisar se o equipamento realmente está sendo utilizado para inspeção em todo o país, uma vez que possui outras funções de uso.

A lentidão da internet apresentada nos últimos dias no Irã, dez vezes maior do que o normal, poderia ser uma confirmação do uso da DPI na internet, pois precisa desconstruir e reconstruir a informação verificada ainda em trânsito instantaneamente, um procedimento que certamente deixaria a rede mais devagar.

A Nokia Siemens se pronunciou a respeito do caso, afirmando ter vendido o equipamento, porém com a idéia de que seria utilizado para interceptações legais, como as de combate ao terrorismo, pornografia infantil, tráfico de drogas e outras atividades criminosas. “Se você vende redes você também vende, intrinsecamente, a capacidade de interceptar qualquer comunicação que funciona nela”, declarou Ben Roome, porta voz das empresas.

A venda do centro de monitoramento teria sido realizada através de um contrato com o Irã que incluía tecnologia celular. “Acreditamos que prover a habilidade de comunicação às pessoas, onde quer que estejam, é melhor do que deixá-las sem a chance de serem ouvidas”, completou Roome. Ainda assim, ele também informou que a Nokia Siemens saiu desse mercado, e não venderá mais esse tipo de equipamento.

Que as corporações são extremamente cruéis no que abrange o bem comum não é novidade para ninguém, mas o que me preocupa é o que há por trás destas corporações, não creio que nesse tipo de operação seja visado só o favorecimento financeiro. Uma empresa deste porte, não daria a cara para bater com uma desculpa tão rídicula quanto essa por mero erro de pesquisa da utilização futura do produto, é o mesmo que eu vender pólvora a uma família com um vasto histórico de homens bomba só porque a família me disse que faria um show pirotécnico no Natal...

Tudo tem um limite. Nokia justamente para o Irã? Nem vou entrar no mérito político e ideológico da nação... Mas me poupem, né?!

Vou finalizar por aqui para não ficar muito chato. EU, da NOKIA não compro mais nada.

iPhoneXperience

Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish