iPhone armazena informações privadas

O especialista em segurança Jonathan Zdziarski descobriu uma ameaça perigosa à privacidade dos usuários do aparelho celular da Apple, iPhone. O portátil armazena, temporariamente, capturas de tela de seu uso, que poderiam ser resgatadas por usuários mais habilidosos.

Segundo o site TG Daily, Zdziarski explicou que o aparelho "fotografa" as ações mais recentes do usuário da mesma forma que certo tipo de ferramenta hacker, não importando se o usuário está lendo emails, enviando uma mensagem de texto ou visitando um site. A imagem então é salva temporariamente para o cache do aparelho.

O armazenamento é feito por motivos puramente estéticos: são essas imagens as responsáveis pelo belo efeito de minimização da janela ativa quando o botão Home é apertado. O problema é que, mesmo que a imagem seja apagada da memória, qualquer usuário com mais conhecimentos de recuperação de dados seria capaz de "desdeletar" o registro visual do dispositivo.

As imagens são capturadas apenas quando o botão Home é pressionado, comentou o blog Gadget Lab, da Wired.

Ao mesmo tempo em que a falha pode ser nociva à privacidade dos usuários, poderia ser também uma ferramenta importante para investigadores procurando por provas criminais em dispositivos utilizados por suspeitos, motivo pelo qual o especialista se declarou dividido em sua vontade de ver a brecha corrigida pela fabricante.

Blog Archive

iPhoneXperience

Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish